A educação física e o esporte no Brasil nas primeiras edições dos JERGS: interpretações históricas

HISTORICAL INTERPRETATIONS

Autores

  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil raquelvvallente@hotmail.com
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil janice.mazo@ufrgs.br https://orcid.org/0000-0002-8215-0058

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.74443

Palavras-chave:

Competições escolares, Educação Física escolar, Esporte extracurricular, História do Esporte

Resumo

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) são um evento esportivo promovido pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) que, no tempo atual, tem como público alvo estudantes de escolas públicas do estado. As primeiras iniciativas para a criação dos JERGS ocorreram no ano de 1970, quando o Brasil perpassava pelo período político da Ditadura Militar (1964-1985). Na época, o evento era denominado Campeonato Escolar Gaúcho (CEG). Sendo assim, esta pesquisa objetivou compreender que modelo esportivo pairava sobre a Educação Física durante a implementação do CEG no estado do Rio Grande do Sul na década de 1970. A partir de fontes analisadas, verificamos que os JERGS têm características e representações culturais inerentes à conjuntura política em que foi implantado.

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Biografia do Autor

Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil raquelvvallente@hotmail.com

Licenciada em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pesquisadora do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil janice.mazo@ufrgs.br

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OSPES) da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa NEHME - Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física.

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

VALENTE DE OLIVEIRA, R.; ZARPELLON MAZO, J. A educação física e o esporte no Brasil nas primeiras edições dos JERGS: interpretações históricas: HISTORICAL INTERPRETATIONS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.74443. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74443. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios