Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão

Autores

  • Dennia Pasquali Secretaria Municipal de Educação, Goiânia, Goiás, Brasil denniapasquali@gmail.com
  • Monica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil fantin.monica@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7627-2115
  • Ari Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil arilazzarotti@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0610-2641

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.74297

Palavras-chave:

Escola. Educação Física. Mídia-Educação.

Resumo

O artigo teve como objetivo compreender as apropriações das mídias pelos professores de Educação Física por meio das dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva da Mídia-Educação. A etapa empírica envolveu a aplicação de um questionário e a realização de entrevista semiestruturada com professores da educação básica. Constatou que as mídias são usadas com um forte caráter instrumental, principalmente no planejamento das aulas. A abordagem crítica e os aspectos éticos e estéticos em relação à criação de conteúdos midiáticos são pouco explorados e sugere a importância de pautar estas questões na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil fantin.monica@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio no Exterior, na UCSC, Milão, Itália. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, UFSC/CNPq.

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil arilazzarotti@gmail.com

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, é também Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília. Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

PASQUALI, D.; FANTIN, M.; LAZZAROTTI FILHO, A. Apropriações das mídias na Educação Física: dimensões metodológica, crítica e expressivo-produtiva em questão. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.74297. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74297. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais