Concepções de corpo operadas no campo da Educação Física: uma revisão narrativa
THEORETICAL ESSAY ON ITS RELATIONS WITH HUMAN HEALTH
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73969Palavras-chave:
CORPO, SAÚDE, PRÁTICAS CORPORAISResumo
O presente ensaio objetivou descrever e caracterizar as bases teóricas sobre os conceitos de corpo operadas no campo da Educação Física (EF) e suas relações com a saúde humana. O material explorado indicou que os conceitos são apropriados de obras clássicas, se ramificam e representam abordagens teóricas divergentes que influenciam nos conhecimentos, saberes e práticas da EF. Ficou evidenciado aspectos fundamentais que demonstram o avanço teórico conceitual no campo que passa, historicamente, a considerar conceitos fundados na interconexão entre o natural e o social em detrimento da exclusividade biomédica e hegemônica. O conceito de práticas corporais tem sido basilar para construir intervenções humanizadas e críticas com sujeitos e comunidades, ao considerar os cuidados com a saúde humana.
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