Concepções de corpo operadas no campo da Educação Física: uma revisão narrativa

THEORETICAL ESSAY ON ITS RELATIONS WITH HUMAN HEALTH

Autores

  • Priscylla de Moraes Sousa Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil priscylla.ufg@gmail.com
  • Ricardo Lira de Rezende Neves Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil ricardo_neves@ufg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73969

Palavras-chave:

CORPO, SAÚDE, PRÁTICAS CORPORAIS

Resumo

O presente ensaio objetivou descrever e caracterizar as bases teóricas sobre os conceitos de corpo operadas no campo da Educação Física (EF) e suas relações com a saúde humana. O material explorado indicou que os conceitos são apropriados de obras clássicas, se ramificam e representam abordagens teóricas divergentes que influenciam nos conhecimentos, saberes e práticas da EF. Ficou evidenciado aspectos fundamentais que demonstram o avanço teórico conceitual no campo que passa, historicamente, a considerar conceitos fundados na interconexão entre o natural e o social em detrimento da exclusividade biomédica e hegemônica. O conceito de práticas corporais tem sido basilar para construir intervenções humanizadas e críticas com sujeitos e comunidades, ao considerar os cuidados com a saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

DE MORAES SOUSA, P.; LIRA DE REZENDE NEVES, R. Concepções de corpo operadas no campo da Educação Física: uma revisão narrativa: THEORETICAL ESSAY ON ITS RELATIONS WITH HUMAN HEALTH . Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.73969. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73969. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios