Metodologias da pesquisa em dança no estado do Rio Grande do Sul: perspectivas ligadas à criação

PERSPECTIVES LINKED TO CREATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73811

Palavras-chave:

Dança, Universidade, Graduação, Criação

Resumo

Este artigo apresenta uma metanálise qualitativa de trabalhos de conclusão de curso das graduações em Dança das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo central foi compreender quais foram as estratégias metodológicas mais utilizadas nos TCCs, quando suas temáticas investem na criação em Dança. O corpus de análise desta investigação compreendeu um total de 73 trabalhos, e resultou em três ideias-síntese: todo TCC compreende em si mesmo uma metodologia de criação em Dança; tendência às bricolagens e o artista-pesquisador como um bricoleur de experiências formativas; inclinação etno-somática da pesquisa em Dança. O texto se conclui em tensionamentos entre o domínio da palavra escrita na pesquisa em práticas artísticas e o campo da Dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Silva Aires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil daniel_airess@hotmail.com

Artista e pesquisador de danças e visualidades multimídia; Doutor e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC-UFRGS); Especialista em Dança (UFRGS); Licenciado em Dança (UFRGS); Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mônica Fagundes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil modantas67@gmail.com

Bolsista Capes de Pós-Doutorado na Coventry University/Centre for Dance Researche (Reino Unido 2015-16), Doutora me Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal (Canadá),  professora associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Curso de Graduação em Dança e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Atua como bailarina convidada na Ânima Cia. de Dança e na Eduardo Severino Cia de Dança.

Fellipe Santos Resende, Universidade Federal do Rio Grande do SulUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fortaleza, Ceará, Brasil fellipe.resende@gmail.com

Artista e pesquisador em Dança. Doutorando e mestre em Artes Cênicas (PPGAC-UFRGS), especialista em Dança (UFRGS), licenciado em Dança (UFRGS) e bacharel em Fisioterapia (UFG).

Eleonora Campos da Motta Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com

Professora Adjunto IV do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Dança-Licenciatura. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UFBA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança (UFBA). Licenciada em Dança (UFBA). Bacharel em Direito (UFPel). Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI/UFPel) junto à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

SILVA AIRES, D.; FAGUNDES DANTAS, M.; SANTOS RESENDE, F.; CAMPOS DA MOTTA SANTOS, E. Metodologias da pesquisa em dança no estado do Rio Grande do Sul: perspectivas ligadas à criação: PERSPECTIVES LINKED TO CREATION. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.73811. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73811. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais