Metodologias da pesquisa em dança no estado do Rio Grande do Sul: perspectivas ligadas à criação
PERSPECTIVES LINKED TO CREATION
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73811Palavras-chave:
Dança, Universidade, Graduação, CriaçãoResumo
Este artigo apresenta uma metanálise qualitativa de trabalhos de conclusão de curso das graduações em Dança das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo central foi compreender quais foram as estratégias metodológicas mais utilizadas nos TCCs, quando suas temáticas investem na criação em Dança. O corpus de análise desta investigação compreendeu um total de 73 trabalhos, e resultou em três ideias-síntese: todo TCC compreende em si mesmo uma metodologia de criação em Dança; tendência às bricolagens e o artista-pesquisador como um bricoleur de experiências formativas; inclinação etno-somática da pesquisa em Dança. O texto se conclui em tensionamentos entre o domínio da palavra escrita na pesquisa em práticas artísticas e o campo da Dança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).