Os bebês no contexto das brincadeiras de aventura: um ensaio de análise

Autores

  • Emanuelle Sartori dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil manu_sartori@hotmail.com
  • Marynelma Camargo Garanhani Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil marynelmagaranhani@gmail.com
  • Deborah Helenise Lemes de Paula Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil deborah.helenise@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73799

Palavras-chave:

brincadeiras de aventura, bebê, corpo em movimento

Resumo

O objetivo do estudo é apresentar um ensaio de análise sobre as primeiras manifestações de um bebê, no contexto das brincadeiras de aventura. Para tanto, analisamos narrativas de registros em vídeo sobre as primeiras brincadeiras em contexto de aventura, de um bebê do gênero feminino, com menos de 1 ano de idade.  As análises foram construídas com base em estudos de Kleppe, Melhuish e Sandseter (2017), Le Breton (2009) e Goldschmied e Jackson (2008). Concluímos que a qualidade das oportunidades para brincar, oferecidas aos bebês, tornará as experiências em situação de risco controlado uma aventura interessante, sendo que, os adultos são os responsáveis em oferecer e dar segurança para oportunidades do brincar em contexto de aventura na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil marynelmagaranhani@gmail.com

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre em Educação (Currículo e Conhecimento) pela UFPR, Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP e Pós-doutora em Educação (Contextos Educativos da Criança e Prática Docente) pela Universidade do Vale do Itajaí de Santa Catarina - UNIVALI. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR (linha de pesquisa: linguagem, corpo e estética na educação). Coordena o Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da UFPR, o qual é líder. Atua como voluntária internacional na Organização Mãos sem Fronteiras e foi Chefe do Departamento de Educação Física, Coordenadora do Curso Licenciatura em Educação Física e da Especialização (lato-sensu) em Educação Física Escolar da UFPR. Atuou como Coordenadora do Programa LICENCIAR da UFPR. Tem experiência nas áreas de ESTUDOS DO CORPO E MOVIMENTO e também ESTUDOS DA CRIANÇA. Atua nos seguintes temas: corpo, gestos e movimentos na formação humana; cultura infantil e pesquisa com crianças; docência na Educação Infantil e Educação Física na escola.

Deborah Helenise Lemes de Paula, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil deborah.helenise@gmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Doutoranda em Educação pela UFPR. Atua como professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba. Têm experiência na formação de professores com os temas: Avaliação na Educação Física, Avaliação na Educação Infantil com ênfase na discussão do campo de experiência Corpo Gesto e Movimento, Parkour e Criança em movimento.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

SARTORI DOS SANTOS, E.; CAMARGO GARANHANI, M.; HELENISE LEMES DE PAULA, D. Os bebês no contexto das brincadeiras de aventura: um ensaio de análise. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.73799. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73799. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios