Os bebês no contexto das brincadeiras de aventura: um ensaio de análise
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73799Palavras-chave:
brincadeiras de aventura, bebê, corpo em movimentoResumo
O objetivo do estudo é apresentar um ensaio de análise sobre as primeiras manifestações de um bebê, no contexto das brincadeiras de aventura. Para tanto, analisamos narrativas de registros em vídeo sobre as primeiras brincadeiras em contexto de aventura, de um bebê do gênero feminino, com menos de 1 ano de idade. As análises foram construídas com base em estudos de Kleppe, Melhuish e Sandseter (2017), Le Breton (2009) e Goldschmied e Jackson (2008). Concluímos que a qualidade das oportunidades para brincar, oferecidas aos bebês, tornará as experiências em situação de risco controlado uma aventura interessante, sendo que, os adultos são os responsáveis em oferecer e dar segurança para oportunidades do brincar em contexto de aventura na infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).