Texto descrente: em defesa das multiplicidades na Educação Física

IN DEFENSE OF MULTILICITIES IN EDUCATION

Autores

  • João Pedro Goes Lopes Universidade de São Paulo (USP), Boituva, São Paulo, Brasil joaogoez@gmail.com
  • Rubens Antonio Gurgel Vieira Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, Brasil rubensgurgel@ufla.br https://orcid.org/0000-0002-9409-9245

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73541

Palavras-chave:

multiplicidade, didática, cartografia, Educação Física escolar

Resumo

O presente artigo, de tipo ensaístico, lança mão daquilo que chama de descrença associada para defender as multiplicidades em Educação Física, inspirados pelos escritos de Deleuze e Guattari (2011). Visando lançar o olhar para os problemas educacionais a fim de rechaçar a representação que assola o pensamento escolar e que faz reverberar os velhos cacoetes necessários ao mercado de trabalho - habilidades, competências -, o texto objetiva instigar uma docência que assuma uma postura cartográfica, mais exploratória e menos decalcadora, como um meio de afirmar a diferença.

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

PEDRO GOES LOPES, J.; ANTONIO GURGEL VIEIRA, R. Texto descrente: em defesa das multiplicidades na Educação Física: IN DEFENSE OF MULTILICITIES IN EDUCATION. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.73541. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73541. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios