O EFEITO DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO ESTILO DE VIDA E DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASMÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.7331Palavras-chave:
Asma. Crianças. Atividade física. Estilo de VidaResumo
Este estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de ginástica respiratória e natação no estilo de vida e desempenho motor de crianças e adolescentes asmáticos. Participaram do estudo 13 indivíduos com idade média de 11,09 ± 2,24 anos, de ambos os sexos. Para avaliação do estilo de vida utilizou-se um questionário, para verificação do comportamento do fluxo expiratório utilizou-se um expirômetro e para análise do desempenho motor a Bateria de Testes de Bruininski & Ozerestsky. Os resultados revelaram melhoras nos elementos do estilo de vida, conforme a percepção dos responsáveis e discreta melhora do fluxo expiratório após o programa. Quanto ao desempenho motor não houve diferença estatisticamente significativa após o programa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).