Uma análise do projeto de educação nos documentos do MST (1990-2014): a cultura corporal em debate

CORPORAL CULTURE IN DEBATE

Autores

  • Caroline Arnaldo Ortiz Secretaria de Educação Municipal de Campo Grande, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil carolarnaldo@gmail.com
  • Eduardo Reis Pieretti Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Nova Andradina, Mato Grosso do Sul, Brasil eduardopieretti@gmail.com
  • André Malina Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil andremalina@yahoo.com.br
  • Jennifer Aline Zanela Colégio de Aplicação João XXIII, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil jezanela@gmail.com
  • Leon Ramyssés Vieira Dias Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Araruama, Araruama, Rio de Janeiro, Brasil leondias@ufrj.br
  • Ângela Celeste Barreto de Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil angelaestagio@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73304

Palavras-chave:

Cultura Corporal, Projeto de Educação, MST

Resumo

No presente estudo, referenciamos o debate sobre Educação e Movimentos Sociais, através das contribuições do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desse modo, buscamos apresentar mediações entre o Projeto de Educação do MST e a Cultura Corporal, a partir do seguinte problema: Se e como a Cultura Corporal está retratada no projeto de Educação do MST? O objetivo é caracterizar a concepção de Cultura Corporal a partir dos textos/documentos sobre Educação sistematizados pelo MST. Para subsidiar a análise, trazemos as contribuições teóricas de Antonio Gramsci, sobre cultura, princípio educativo, escola unitária e o conceito de intelectual, bem como o Coletivo de Autores sobre a perspectiva de Cultura Corporal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Arnaldo Ortiz, Secretaria de Educação Municipal de Campo Grande, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil carolarnaldo@gmail.com

Mestre em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Município de Campo Grande/MS

 

Eduardo Reis Pieretti, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Nova Andradina, Mato Grosso do Sul, Brasil eduardopieretti@gmail.com

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor EBTT-IFMS, Campus Nova Andradina

André Malina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil andremalina@yahoo.com.br

Pós-Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho

Professor Associado - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Programa de Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social – PPGTDS

Escola de Educação Física e Desportos – Departamento de Lutas

 

Jennifer Aline Zanela, Colégio de Aplicação João XXIII, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil jezanela@gmail.com

Doutoranda em Educação pela UNESP

Professora do Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leon Ramyssés Vieira Dias, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Araruama, Araruama, Rio de Janeiro, Brasil leondias@ufrj.br

Mestre em Tecnologia para o Desenvolvimento Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro/RJ

Ângela Celeste Barreto de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil angelaestagio@yahoo.com.br

Pós-Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho

Professor Associado - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Programa de Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social – PPGTDS

Escola de Educação Física e Desportos – Departamento de Lutas

 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

ARNALDO ORTIZ, C.; REIS PIERETTI, E.; MALINA, A.; ALINE ZANELA, J.; RAMYSSÉS VIEIRA DIAS, L.; CELESTE BARRETO DE AZEVEDO, Ângela. Uma análise do projeto de educação nos documentos do MST (1990-2014): a cultura corporal em debate: CORPORAL CULTURE IN DEBATE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.73304. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73304. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais