O Yoga como componente curricular na formação acadêmica e profissional em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.73302Palavras-chave:
Yoga, Educação Superior, Projeto Pedagógico de Curso, Pesquisa DocumentalResumo
O objetivo do estudo foi identificar como o ensino do Yoga vem sendo oportunizado na formação acadêmica e profissional em Educação Física, por meio da análise do Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura e/ou Bacharelado em Educação Física de Universidades Federais do Brasil que ofertam disciplinas voltadas para tal ensino. Com base nas técnicas da Análise de Conteúdo, foram categorizadas a ementa de 13 disciplinas, evidenciando a articulação do Yoga com três subáreas: saúde; ginástica e ensino. Conclui-se, que a inserção vem ocorrendo em 12 cursos, porém de modo optativo e com distribuição desigual nas UF espalhadas pelo Brasil. Ademais, com resquícios de aproximação com a ginástica e com a área da saúde, gerando lacunas na formação do profissional que atuará com o Yoga.
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