Associação entre a paixão e a motivação pela prática esportiva em escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73018

Palavras-chave:

Autodeterminação; Paixão; Esporte; Adolescentes.

Resumo

Analisou-se a relação entre paixão e motivação pela prática esportiva em escolares. Os 173 participantes responderam um questionário sociodemográfico, a Escala de Motivação para o Esporte II e a Escala da Paixão. Utilizou na análise dos dados testes de Kolmogorov-Smirnov, correlação de Pearson e análises de regressão múltipla. Os resultados evidenciaram que a paixão harmoniosa tem predição negativa sobre a regulação externa e positiva sobre regulação introjetada, identificada e intrínseca. Já a paixão obsessiva apresentou predição positiva sobre a desmotivação e regulação externa. Concluiu-se que a paixão harmoniosa está associada de maneira positiva com a motivação autônoma e controlada, enquanto a paixão obsessiva com a motivação extrínseca e a desmotivação.

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Publicado

2023-02-27

Como Citar

LUCAS MORAIS FREIRE, G.; MARIA ARAÚJO VERAS, K.; PAULO MELO DE SOUZA, L.; LUIZA MELO DE SOUZA, A.; FIORESE, L.; ROBERTO ANDRADE DO NASCIMENTO JUNIOR, J. Associação entre a paixão e a motivação pela prática esportiva em escolares. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.73018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73018. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais