No país do futebol, como se ensina a jogar? Um estudo de revisão
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72982Palavras-chave:
Metodologia, Iniciação, Teorias do Conhecimento, FutebolResumo
Com caráter inédito, o objetivo do estudo foi identificar e analisar estudos empíricos
acerca dos processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol no
contexto brasileiro, e averiguar seu diálogo com os pressupostos conceitos que
fundamentam as emergentes tendências da Pedagogia do Esporte. Foi realizada revisão
sistemática em periódicos nacionais, entre os anos 2001 e 2021. Os 12 artigos
selecionados apontaram três principais temas: métodos de ensino; formação e atuação de
treinadores; e prática dos atletas. Os achados nos levam a concluir que ainda há real
necessidade do desenvolvimento científico e prático da modalidade, em busca de uma
prática cada vez mais eficaz e coerente de acordo com os objetivos dos diferentes
contextos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).