No país do futebol, como se ensina a jogar? Um estudo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72982

Palavras-chave:

Metodologia, Iniciação, Teorias do Conhecimento, Futebol

Resumo

Com caráter inédito, o objetivo do estudo foi identificar e analisar estudos empíricos
acerca dos processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol no
contexto brasileiro, e averiguar seu diálogo com os pressupostos conceitos que
fundamentam as emergentes tendências da Pedagogia do Esporte. Foi realizada revisão
sistemática em periódicos nacionais, entre os anos 2001 e 2021. Os 12 artigos
selecionados apontaram três principais temas: métodos de ensino; formação e atuação de
treinadores; e prática dos atletas. Os achados nos levam a concluir que ainda há real
necessidade do desenvolvimento científico e prático da modalidade, em busca de uma
prática cada vez mais eficaz e coerente de acordo com os objetivos dos diferentes
contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, I.; GRANDIM DE ALMEIDA, M.; FELIPE NOGUEIRA SILVA, L.; SIMARELLI, P.; RODRIGUES PAES, R. No país do futebol, como se ensina a jogar? Um estudo de revisão. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.72982. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72982. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão