O percurso categorial da natureza e da história: pertinência para os estudos sobre o ser social e sua corporeidade no âmbito da Educação Física
relevance for studies on the social being and its corporeality in the scope of Physical Education
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72801Palavras-chave:
Natureza, História, Ontologia, Ser Humano, Ser SocialResumo
Este presente trabalho acompanha o desenvolvimento das categorias natureza e da história no pensamento filosófico-social ocidental até o século XVIII. O estudo centrado nestas categorias, as entendem como importantes pressupostos para uma ontologia do ser social marxiana-lukasciana. Também entende como necessária, a revisão da elaboração destes fundamentos para se compreender o corpo e a corporeidade humana constituídos no complexo relacional destas categorias. Conclui-se que a antinomia entre o natural e histórico-social neste período não possui resoluções concretas e satisfatórias para o entendimento do complexo, mas é possível observar a tentativa de cisão e superação da natureza pelo espírito racional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).