Perspectiva de ex-pibidianos/as do subprojeto PIBID Educação física na Furg sobre a formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72732

Palavras-chave:

Pibid, Formação inicial, Educação Fisíca

Resumo

Este estudo identificou as contribuições do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência na formação inicial a partir da perspectiva de ex-pibidianos/as do curso de Licenciatura em Educação Física da Furg. A produção dos dados se deu por meio de entrevistas com os/as ex-pibidianos/as. Tais dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, sendo criadas as seguintes três categorias: Ações realizadas pelo grupo, Aproximação com o contexto escolar e Contribuição para a formação inicial. Observa-se que contribuições do programa para a formação inicial se relacionaram a construção de experiências docentes e o aprender a trabalhar em grupo, fato que demonstra a potência dessa política pública para a formação inicial dos/as professores/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Barroco Pinto, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil joanabarrocop@gmail.com

Acadêmica do curso de Licencitura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande -Furg.

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil lutoaldo@msn.com

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande.

Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil arissonvinicius@yahoo.com.br

Professor do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande.

Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil felipao.rg@hotmail.com

Professor do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

BARROCO PINTO, J.; TOALDO GENTILINI AVILA, L.; VINÍCIUS LANDGRAF GONÇALVES, A.; FELIPE ALCANTARA HECKTHEUER, L. Perspectiva de ex-pibidianos/as do subprojeto PIBID Educação física na Furg sobre a formação inicial. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.72732. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72732. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais