A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72714

Palavras-chave:

Esporte, Expeiência, Educação Não-formal

Resumo

Este artigo buscou compreender como a prática esportiva vivenciada no programa Curumim influenciou a relação dos antigos participantes do programa no Sesc Ribeirão Preto com o esporte. Como metodologia, utilizamos a Teoria Fundamentada; seis adultos que participaram do Curumim entrevistados. Durante a análise, cinco categorias foram estabelecidas, sendo a principal “Curumim como ‘uma janela que se abre’: descobertas, aprendizados e influências”. Por fim, foi possível evidenciar a influência do Curumim no envolvimento com a prática esportiva, contudo, este não foi um fator decisivo. Ainda, experiências marcantes demonstraram potencial para alterar o modo de ação de seus frequentadores e definir a escolha profissional dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Pontoglio, Serviço Social do Comércio, Birigui, São Paulo, Brasil mclarapontoglio@gmail.com

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2008), pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos (2011), graduação em Bacharelado em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (2013). Mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2018). Especialização em "Gestão Cultural: cultura desenvolvimento e mercado", Senac (2021), Experiências: Saúde Coletiva, atuando principalmente nos temas "atividade física", "matriciamento" e "saúde"; programas socioeducativos pautados na Educação Não Formal para crianças e adolescentes; aspectos socioculturais e pedagógicos do Esporte. Atualmente, é monitora de esportes no Sesc Birigui.

Downloads

Publicado

2023-02-27

Como Citar

CLARA PONTOGLIO, M.; NUNOMURA, M.; RICCI COSTA, V. A experiência esportiva no programa Curumim do Sesc Ribeirão Preto: desco- bertas, aprendizados e influências. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.72714. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72714. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais