As relações entre o ciclo de vida profissional dos docentes e a prática pedagógica na disciplina curricular de Educação Física escolar

Autores

  • Danyelle Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil danyelleheloisa@gmail.com
  • Ricardo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil ricardo.btlima@ufrpe.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72593

Palavras-chave:

Mobilidade Ocupacional. Educação Física. Docentes.

Resumo

Na escola atuam professores em diferentes fases do ciclo de vida profissional docente. Segundo Huberman, cada fase possui especificidades. O objetivo deste estudo é caracterizar os artigos originais publicados de 2014 a 2020 que analisam as relações entre o ciclo de vida profissional docente e a prática pedagógica na Educação Física escolar. Foi realizada uma revisão sistemática de abordagem qualitativa buscando artigos qualificados entre os estratos A1 e B3, resultando em 12 artigos encontrados. O tempo de profissão é fundamental para aprimoramento didático, tendo em vista as limitações da formação inicial. Além da prática, a formação continuada contribui no processo de aprimoramento da carreira docente. Assim, o indivíduo constrói gradativamente sua identidade profissional.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

ALMEIDA, D.; LIMA, R. As relações entre o ciclo de vida profissional dos docentes e a prática pedagógica na disciplina curricular de Educação Física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.72593. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72593. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão