Reconectar a educação física à escola: um desafio pós-pandêmico

Autores

  • Márcio Cardoso Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil coelhocardosomarcio@gmail.com
  • Luciana de Oliveira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil lucianaanunes@hotmail.com
  • Leandro Oliveira Rocha Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil leandro.o.rocha@hotmail.com
  • Samuel Nascimento de Araújo Prefeitura Municipal de Guarani das Missões, Guarani das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil araujoedf@hotmail.com
  • Fabiano Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil fabiano.bossle@ufrgs.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72512

Palavras-chave:

Educação Física escolar; Pandemia; Ensaio.

Resumo

Neste texto partimos da reflexão sobre o discursos higienistas atualmente utilizados no contexto social para legitimar a presença da Educação Física na escola em função de um cenário pandêmico. Por conseguinte, evidenciamos que tal discurso é incoerente com o que se espera com a formação escolar, principalmente se observar os ataques sofridos pela Educação Física na escola e o fato de que esses discursos demonstram o retrocesso da área, marcado pela noção de Educação Física como momento de fazer atividade física. Defendemos a Educação Física escolar crítica como possibilidade viável de reconectar a Educação Física, como área de conhecimento, à escola – objetivo deste ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Nunes , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil lucianaanunes@hotmail.com

Mestra em Ciências do Movimento Humano- PPGCMH/UFRGS

Leandro Oliveira Rocha, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil leandro.o.rocha@hotmail.com

Doutor em Ciências do Movimento Humano- PPGCMH/UFRGS

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil fabiano.bossle@ufrgs.com

Doutor em Ciências do Movimento Humano- PPGCMH/UFRGS- Professor de Graduação e Pós Graduação- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

CARDOSO COELHO, M.; DE OLIVEIRA NUNES , L. .; OLIVEIRA ROCHA, L. .; NASCIMENTO DE ARAÚJO, S. .; BOSSLE, F. Reconectar a educação física à escola: um desafio pós-pandêmico . Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.72512. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72512. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Ensaios