A expressão cultura corporal na obra Metodologia do Ensino de Educação Física

Autores

  • Carolina Picchetti Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil carolina_picchetti@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72098

Palavras-chave:

Ensino de Educação Física, Perspectiva Crítico-Superadora, Conteúdo de ensino, Cultura Corporal

Resumo

O artigo apresenta algumas problemáticas pedagógicas que permearam a elaboração do conceito de cultura corporal na obra Metodologia do Ensino de Educação Física, discutindo três de suas expressões atuais: a cultura corporal como objeto de ensino, a Educação Física e a área de linguagem e os significados específicos das atividades da cultura corporal. Realizou-se um estudo de parte dos fundamentos teóricos presentes na obra e uma análise dos principais sentidos que a expressão cultura corporal assume ao longo do livro. Indica-se a atualidade da perspectiva Crítico-Superadora para a sistematização dos conhecimentos específicos a serem ensinados e aprendidos em Educação Física no campo das pedagogias críticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

PICCHETTI NASCIMENTO, C. A expressão cultura corporal na obra Metodologia do Ensino de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.72098. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72098. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Ensaios