A dança no currículo de formação do profissional de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72061Palavras-chave:
Dança. Educação Física. Currículo.Resumo
O estudo documental analisou as disciplinas de dança nos currículos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado das Universidades Estaduais do Paraná. Verificou a carga horária e identificou os conhecimentos tratados nas ementas das disciplinas. O tratamento seguiu a análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram que a carga horária da disciplina dança é menor que as demais manifestações da cultura corporal. As ementas versam sobre: Fundamentos históricos, culturais e filosóficos da dança; Intervenção profissional e relação pedagógica; Aspectos técnicos; Formação e atuação profissional. Concluiu-se que apesar de uma carga horária reduzida essas disciplinas buscam fundamentações em diferentes áreas de conhecimento, tecendo um amplo diálogo multifacetado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).