A dança no currículo de formação do profissional de Educação Física

Autores

  • Silvia Pavesi Sborquia Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil isadora.arantes.melo@uel.br
  • Isadora Arantes de Melo Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil silviapavesi@uel.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72061

Palavras-chave:

Dança. Educação Física. Currículo.

Resumo

O estudo documental analisou as disciplinas de dança nos currículos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado das Universidades Estaduais do Paraná. Verificou a carga horária e identificou os conhecimentos tratados nas ementas das disciplinas. O tratamento seguiu a análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram que a carga horária da disciplina dança é menor que as demais manifestações da cultura corporal. As ementas versam sobre: Fundamentos históricos, culturais e filosóficos da dança; Intervenção profissional e relação pedagógica; Aspectos técnicos; Formação e atuação profissional. Concluiu-se que apesar de uma carga horária reduzida essas disciplinas buscam fundamentações em diferentes áreas de conhecimento, tecendo um amplo diálogo multifacetado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Pavesi Sborquia, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil isadora.arantes.melo@uel.br

Professora Doutora Adjunto do departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina.

Isadora Arantes de Melo, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil silviapavesi@uel.br

Graduanda em Educação Física Bacharelado. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestualidade, Ludicidade e Cultura.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

PAVESI SBORQUIA, S.; ARANTES DE MELO, I. A dança no currículo de formação do profissional de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.72061. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72061. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais