A dança no currículo de formação do profissional de Educação Física

Autores

  • Silvia Pavesi Sborquia Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil isadora.arantes.melo@uel.br
  • Isadora Arantes de Melo Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil silviapavesi@uel.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72061

Palavras-chave:

Dança. Educação Física. Currículo.

Resumo

O estudo documental analisou as disciplinas de dança nos currículos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado das Universidades Estaduais do Paraná. Verificou a carga horária e identificou os conhecimentos tratados nas ementas das disciplinas. O tratamento seguiu a análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram que a carga horária da disciplina dança é menor que as demais manifestações da cultura corporal. As ementas versam sobre: Fundamentos históricos, culturais e filosóficos da dança; Intervenção profissional e relação pedagógica; Aspectos técnicos; Formação e atuação profissional. Concluiu-se que apesar de uma carga horária reduzida essas disciplinas buscam fundamentações em diferentes áreas de conhecimento, tecendo um amplo diálogo multifacetado.

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Biografia do Autor

Silvia Pavesi Sborquia, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil isadora.arantes.melo@uel.br

Professora Doutora Adjunto do departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina.

Isadora Arantes de Melo, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil silviapavesi@uel.br

Graduanda em Educação Física Bacharelado. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestualidade, Ludicidade e Cultura.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

PAVESI SBORQUIA, S.; ARANTES DE MELO, I. A dança no currículo de formação do profissional de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.72061. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/72061. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais