O "Estado da Arte" da Capoeira em periódicos nacionais: Ênfase nos estudos sobre práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71811Palavras-chave:
Capoeira, Estado da arte, Prática pedagógicaResumo
O presente trabalho buscou investigar na produção científica de periódicos nacionais, estudos sobre práticas pedagógicas na capoeira, com a finalidade de compreender quais aspectos têm sido discutidos, possíveis contribuições e/ou dificuldades. Foram analisados 5.192 artigos, por meio de levantamento do tipo “estado da arte”, sendo 0,9% referente à capoeira e desses, 31,2% da área pedagógica. Concluiu-se que a capoeira ocupa lugar de destaque nos estudos sobre lutas, mas que a área pedagógica não é a mais valorizada dentro dos artigos sobre capoeira, o que resulta em pouco material para pensar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente pelo motivo de nem sempre envolverem os personagens responsáveis por disseminar o conhecimento, como mestres e professores de capoeira.
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