O "Estado da Arte" da Capoeira em periódicos nacionais: Ênfase nos estudos sobre práticas pedagógicas

Autores

  • Rafael Soares Bufalo Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, Rio Claro, São Paulo, Brasil rafaelbufalo@hotmail.com
  • Glauber Bedini de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, Rondônia, Brasil glauber.bedini@ifro.edu.br
  • Fernanda Moreto Impolcetto Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, Rio Claro, São Paulo, Brasil fernanda.moreto@unesp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71811

Palavras-chave:

Capoeira, Estado da arte, Prática pedagógica

Resumo

O presente trabalho buscou investigar na produção científica de periódicos nacionais, estudos sobre práticas pedagógicas na capoeira, com a finalidade de compreender quais aspectos têm sido discutidos, possíveis contribuições e/ou dificuldades. Foram analisados 5.192 artigos, por meio de levantamento do tipo “estado da arte”, sendo 0,9% referente à capoeira e desses, 31,2% da área pedagógica. Concluiu-se que a capoeira ocupa lugar de destaque nos estudos sobre lutas, mas que a área pedagógica não é a mais valorizada dentro dos artigos sobre capoeira, o que resulta em pouco material para pensar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente pelo motivo de nem sempre envolverem os personagens responsáveis por disseminar o conhecimento, como mestres e professores de capoeira.

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Publicado

2022-09-23

Como Citar

SOARES BUFALO, R.; BEDINI DE JESUS, G.; MORETO IMPOLCETTO, F. O "Estado da Arte" da Capoeira em periódicos nacionais: Ênfase nos estudos sobre práticas pedagógicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.71811. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/71811. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Revisão