O reconhecimento ético na educação física escolar: apontamentos para uma práxis político-pedagógica

NOTES FOR A POLITICAL-PEDAGOGICAL PRAXIS

Autores

  • Arnaldo Leitão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Muzambinho, Minas Gerais, Brasil, arnaldo.leitao@muz.ifsuldeminas.edu.br https://orcid.org/0000-0002-3768-048X
  • Gabriel da Costa Spolaor Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, gabriel.spolaor@hotmail.com
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, elaine@fef.unicamp.br https://orcid.org/0000-0002-2500-3668

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71618

Palavras-chave:

Ética, Educação Física Escolar, Práxis

Resumo

Buscamos tencionar neste texto alguns elementos dialógicos-problematizadores do reconhecimento ético na práxis político-pedagógica da Educação Física. Para tanto, assumimos as contribuições do referencial freireano nas suas possibilidades de constituição de um movimento reflexivo sobre os aspectos dialógicos, intencionais e valorativos enredados em uma práxis formativa. Esse movimento direciona nosso olhar para a compreensão de que o processo/percurso formativo dos/as educandos/as, em comunhão com os/as educadores/as, é tecido na práxis pedagógica a partir do reconhecimento do outro, que promova o encontro, o diálogo e a reflexão sem perder de vista as possibilidades de construção de valores mais sensíveis aos contextos de formação, mais solidários.

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Biografia do Autor

Gabriel da Costa Spolaor, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, gabriel.spolaor@hotmail.com

Mestre e licenciado em Educação Física pela FEF/UNICAMP. Atualmente é professor de Educação Física na Educação Básica e coordena o EscolaR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar) da FEF/UNICAMP. É membro do GRUBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), sub-grupo do GEPEC situado na FE/UNICAMP. Desenvolve pesquisas com os temas: Educação Física escolar, Brincar, Prática pedagógica e Formação docente.

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, elaine@fef.unicamp.br

Possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

LEITÃO, A.; DA COSTA SPOLAOR, G. .; PRODÓCIMO, E. O reconhecimento ético na educação física escolar: apontamentos para uma práxis político-pedagógica: NOTES FOR A POLITICAL-PEDAGOGICAL PRAXIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.71618. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/71618. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Ensaios