O reconhecimento ético na educação física escolar: apontamentos para uma práxis político-pedagógica
NOTES FOR A POLITICAL-PEDAGOGICAL PRAXIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71618Palavras-chave:
Ética, Educação Física Escolar, PráxisResumo
Buscamos tencionar neste texto alguns elementos dialógicos-problematizadores do reconhecimento ético na práxis político-pedagógica da Educação Física. Para tanto, assumimos as contribuições do referencial freireano nas suas possibilidades de constituição de um movimento reflexivo sobre os aspectos dialógicos, intencionais e valorativos enredados em uma práxis formativa. Esse movimento direciona nosso olhar para a compreensão de que o processo/percurso formativo dos/as educandos/as, em comunhão com os/as educadores/as, é tecido na práxis pedagógica a partir do reconhecimento do outro, que promova o encontro, o diálogo e a reflexão sem perder de vista as possibilidades de construção de valores mais sensíveis aos contextos de formação, mais solidários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).