Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70054Palavras-chave:
Metodologia Integrada, Modalidades Esportivas Coletivas de Invasão, Pensamento Complexo.Resumo
As modalidades coletivas de invasão têm sido investigadas a partir da complexidade, derivando propostas metodológicas de cunho sistêmico. À luz do pensamento complexo, aproximamos Pedagogia do Esporte e Teoria do Treinamento Esportivo para discutir possibilidades de integração das dimensões humanas nos processos de ensino/treino pela ótica interdisciplinar, como meio de tornar as tarefas de aprendizagem, as sessões de ensino/treino e os currículos de programas esportivos mais ecológicos e holísticos. Com isso, convidamos a comunidade acadêmica a refletir sobre alternativas de incremento das propostas metodológicas existentes, a importância de investigações interdisciplinares, e a necessidade de repensarmos a formação acadêmica rumo à transdisciplinaridade.
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