Trabalho essencial para a defesa da vida em meio a pandemia: na formação inicial e continuada de professores, nas escolas e para além delas

Autores

  • Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil taffarel@ufba.br
  • Márcia Morschbacher Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil mm.edufisica@yahoo.com.br
  • Cássia Hack Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil cassia.hack@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9238-3819
  • Sidnéia Flores Luz Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil sidneiaflores@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-5989-3144

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69596

Palavras-chave:

Formação de professores. Trabalho pedagógico. Valorização do magistério

Resumo

O estudo documental analisa o que é essencial para a formação inicial e continuada de professores e para o trabalho pedagógico da Educação Física. As fontes foram documentos da ANFOPE, CNE, CNTE, CONFEF/CREF, MEC, MNCR, poder legislativo. Concluímos que existe um embate entre perspectivas: utilitarista e pragmática considera essencial a exploração, terceirização, precarização da formação e do trabalho docente; e contra hegemônica, o essencial é a vida humanizada, fundada na valorização da docência e do magistério, na formação e atuação profissional, na defesa dos serviços públicos e na luta por outro modo de produção da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil taffarel@ufba.br

Pós-doutora em Educação Física pela Universidade de Oldenburg- Alemanha; Professora Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA); Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED/UFBA); Pesquisadora bolsista de produtividade do CNPq; Correio eletrônico: taffarel@ufba.br ; Telefone: (71) 991386904; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3593-4279

Márcia Morschbacher, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil mm.edufisica@yahoo.com.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED/UFBA); Correio eletrônico: mm.edufisica@yahoo.com.br; Telefone: (55) 984675612; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2193-0998

Cássia Hack, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil cassia.hack@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Professora na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED/UFBA) e Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (NEPEFEL/UNIFAP); Correio eletrônico: cassia.hack@gmail.com; Telefone: (96) 981291972; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9238-3819

Sidnéia Flores Luz, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil sidneiaflores@yahoo.com.br

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA); Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação; Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa  em Educação Física, Esporte e lazer (LEPEL/FACED/UFBA); Correio eletrônico: sidneiaflores@yahoo.com.br ; bolsista CAPES; Telefone: (71) 994042214; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5989-3144

Downloads

Publicado

2022-02-25

Como Citar

NELZA ZULKE TAFFAREL, C.; MORSCHBACHER, M. .; HACK, C.; FLORES LUZ, S. Trabalho essencial para a defesa da vida em meio a pandemia: na formação inicial e continuada de professores, nas escolas e para além delas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.69596. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69596. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Seção temática - Covid 19 e os desafios para a Educação Física