Efeitos da prática do yoga na escola sobre o comportamento psicossocial de escolares: um estudo controlado randomizado

A RANDOMIZED CONTROLLED STUDY

Autores

  • Érica Maria Corrêa Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil ericayoga@alumni.usp.br https://orcid.org/0000-0002-9888-0127
  • Paula Hentschel Lobo da Costa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil paulahlc@ufscar.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68409

Palavras-chave:

Yoga. Escolares. Questionário SWAN.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos sobre o comportamento psicossocial do Yoga realizado dentro de uma escola pública, em estudantes do Ensino Fundamental I. Antes e após a intervenção, pais e professores responderam ao questionário SWAN. Observou-se que houve melhora somente nos períodos pré e pós-intervenção, segundo observação dos pais, na variável Transtorno Opositor-Desafiador (TOD) para o Grupo Yoga (p–valor < 0,001), mas não para o Grupo Controle (p-valor = 0,07). Com base nos resultados, pode-se concluir que o Yoga praticado dentro da escola por apenas 12 semanas não trouxe mudanças perceptíveis no comportamento psicossocial para as crianças participantes deste estudo.

 

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

CORRÊA, Érica M.; HENTSCHEL LOBO DA COSTA, P. Efeitos da prática do yoga na escola sobre o comportamento psicossocial de escolares: um estudo controlado randomizado: A RANDOMIZED CONTROLLED STUDY . Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.68409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68409. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais