A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Luciane Lima Sebastião Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6766

Palavras-chave:

Ensino da Educação física, Recursos materiais alternativos, Planejamento educacional.

Resumo

A Falta de recursos materiais é grande problema enfrentado pelos professores de educação física da Rede Pública de ensino. O objetivo desse estudo foi compreender a organização e a utilização de recursos materiais nas aulas de educação física e identificar os recursos materiais utilizados pelos professores. Neste estudo de caso, entrevistamos e observamos aulas de 03 professores de uma mesma escola. Verificamos que os 3 professores utilizam a construção de materiais alternativos para solucionar o problema da escassez de recursos materiais, resultados que expressam uma realidade incomum na Educação Física, sugerindo transformações na intervenção docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Lima Sebastião, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Licenciada em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade São Judas Tadeu

Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Docente no curso de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2009-11-30

Como Citar

SEBASTIÃO, L. L.; FREIRE, E. dos S. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.6766. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6766. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais