UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO FORMAR-SE PROFESSOR

Autores

  • Zenólia Christina Figueiredo UFES

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6265

Palavras-chave:

Currículo de formação de professores. Formar-se. Educação Física

Resumo

Apresenta uma reflexão acerca do conhecimento pessoal e do conhecimento prático na formação do professor e analisa os pressupostos teóricos e a organização do currículo de um curso de formação de professores de Educação Física, indicadores da perspectiva do formar-se professor. Discorre sobre a apropriação de uma noção de currículo como prática; e analisa como foi pensada a objetivação dessa noção no âmbito do currículo do curso; evidencia o entendimento sobre uma formação que entende o professor como sujeito ativo de suas práticas, bem como as possibilidades curriculares pensadas para trabalhar esse entendimento e o sentimento de formar-se professor; e fala e compreende algumas práticas curriculares de formação vividas e observadas por uma professora do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenólia Christina Figueiredo, UFES

Professora adjunto do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); coordenadora do Práxis – Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Publicado

2009-11-30

Como Citar

FIGUEIREDO, Z. C. UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO FORMAR-SE PROFESSOR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.6265. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6265. Acesso em: 9 dez. 2023.

Edição

Seção

Ensaios