A Coreologia de Rudolf Laban e o ensino de artes corporais
uma síntese de conceitos-chave
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.60104Palavras-chave:
Coreologia. Rudolf Laban. Ensino de Artes Corporais. Historiografia da Dança.Resumo
Laban lançou a Coreologia em 1928 com o propósito de redimensionar o lugar da dança na cultura e na sociedade. No Brasil, os primeiros estudos sobre a Coreologia tiveram início em meados do século XX, mas somente em 2001, com a dissertação de Lenira Rengel, o corpus teórico de Laban tornou-se mais acessível ao público brasileiro. A Coreologia estrutura-se através de duas categorias que devem ser pensadas como uma unidade: a Corêutica e a Eucinética. O propósito deste artigo é apresentar uma síntese de conceitos-chave da Coreologia de Laban e contribuir com a divulgação, entre estudantes e profissionais de artes, pedagogia e educação física, de uma obra instigante que permanece aberta a traduções, interpretações e atualizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).