Seguindo as pistas da tensão permanente do esporte na escola

Autores

  • Pâmela Quesia Silva Universidade de Brasília
  • Jonatas Maia Costa Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação Física., Esporte Escolar., Escola.

Resumo

Trata-se da resenha do livro “O esporte no contexto escolar: sentidos e significados nas aulas de Educação Física”, de Clóvis Marcelo Sedorko, Especialista em Educação Física Escolar e Mestre em Educação. Fruto da pesquisa de campo do mestrado com o objetivo de compreender como tem sido o trato pedagógico do esporte nas aulas de EF no ensino fundamental. Há uma ampla revisão de literatura acerca da interface esporte e escola, a partir de Pierre Bourdieu, das abordagens pedagógicas da EF e da Pedagogia do Esporte. Considera-se exitoso o trabalho de Sedorko por provocar no leitor a necessidade de continuar refletindo sobre a “tensão permanente” na relação entre esporte e escola, entretanto, por meio de um contexto e perspectivas teóricas distintas àquelas do movimento renovador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-06

Como Citar

SILVA, P. Q.; COSTA, J. M. Seguindo as pistas da tensão permanente do esporte na escola. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59803. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenhas