Seguindo as pistas da tensão permanente do esporte na escola
Palavras-chave:
Educação Física., Esporte Escolar., Escola.Resumo
Trata-se da resenha do livro “O esporte no contexto escolar: sentidos e significados nas aulas de Educação Física”, de Clóvis Marcelo Sedorko, Especialista em Educação Física Escolar e Mestre em Educação. Fruto da pesquisa de campo do mestrado com o objetivo de compreender como tem sido o trato pedagógico do esporte nas aulas de EF no ensino fundamental. Há uma ampla revisão de literatura acerca da interface esporte e escola, a partir de Pierre Bourdieu, das abordagens pedagógicas da EF e da Pedagogia do Esporte. Considera-se exitoso o trabalho de Sedorko por provocar no leitor a necessidade de continuar refletindo sobre a “tensão permanente” na relação entre esporte e escola, entretanto, por meio de um contexto e perspectivas teóricas distintas àquelas do movimento renovador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).