Os saberes em ginástica rítmica: do mapeamento da produção à formação inicial em educação física

Autores

  • Murilo Eduardo Nazario Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, murilo_nazario@hotmail.com
  • Nicole Cerutti Guirlinzoni Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha, Espírito Santo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59614

Palavras-chave:

Educação Física, ginástica ritmica, formação inicial

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar como os graduandos em Educação Física percebem os saberes necessários à atuação em Ginástica Rítmica durante sua formação inicial. Para isso, o mesmo foi dividido em duas etapas. A primeira etapa consistiu em mapear e discutir a produção científica no campo da GR em âmbito nacional e internacional. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. A segunda etapa consistiu em uma pesquisa do tipo Pesquisa Ação existencial junto a graduandos do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior privada. Os resultados sinalizam para experiências superficiais com os saberes dessa modalidade ao longo da graduação. Condição que distancia os futuros profissionais de atuarem com essa prática corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Eduardo Nazario, Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, murilo_nazario@hotmail.com

Doutorando UNiversidade Federal do Espirito Santo. Professor Educação Fìsica Universidade Vila Velha. UVV.

Nicole Cerutti Guirlinzoni, Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha, Espírito Santo, Brasil

Graduada em Educação Física - UVV. 

Downloads

Publicado

30-11-2020

Como Citar

Nazario, M. E., & Guirlinzoni, N. C. (2020). Os saberes em ginástica rítmica: do mapeamento da produção à formação inicial em educação física. Pensar a Prática, 23. https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59614

Edição

Seção

Artigos Originais