Desenvolvimento da capacidade de ensinar durante o PIBID na área de educação física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59355Palavras-chave:
autoeficácia, formação profissional, iniciação à docênciaResumo
Este estudo investigou o desenvolvimento da autoeficácia docente de futuros professores ao longo da participação em um programa de iniciação à docência na área de educação física. Participaram 16 licenciandos em educação física que responderam à escala de autoeficácia docente e de fontes de autoeficácia docente em três momentos distintos em 2015 e 2016. Os resultados de análises exploratórias e inferenciais mostraram um desenvolvimento positivo da autoeficácia docente, com diferenças significativas observadas nas dimensões de estratégias de ensino e engajamento dos estudantes quando considerados o ano e o nível de ensino em que as atividades foram realizadas. Essas evidências podem ajudar a traçar propostas formativas para estudantes em formação inicial em educação física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).