O desenvolvimento do curso de (licenciatura) educação física da UFLA:
o que nos diz a história oral temática?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57819Palavras-chave:
Educação Física; Universidade Federal de Lavras/MG; História OralResumo
O artigo procurou analisar o desenvolvimento histórico do curso de Licenciatura em Educação Física da UFLA. Utilizou-se como método de análise a História Oral temática. Observando os dados cotejados, inferiu-se que o curso em questão apresentou um conjunto de catalisadores para o seu desenvolvimento, destacando-se num primeiro momento às atividades de ensino, a pesquisa e a extensão, como fundamentais para seu desenvolvimento, apesar do número reduzido de docentes que nele atuava. Pode-se constatar também, que o mesmo em seu decurso estabeleceu uma relação orgânica junto à cidade de Lavras, sendo o esporte o agente dinamizador dessa relação, em que pese os riscos de incorrer no “reducionismo epistemológico”, ao concebê-lo enquanto finalidade formativa para a área.
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