As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências

Autores

  • Adriana de Faria Gehres Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, adriana.gehres@upe.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55800

Palavras-chave:

Dança. Ensino. Educação Física. Arte

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar as danças nas escolas numa rede que se compõe a partir de deslocamentos nas danças contemporâneas e no ensino da dança. Para tal recorremos à pesquisa bibliográfica, tomando como foco uma breve discussão sobre os deslocamentos nas danças contemporâneas (SABISCH, 2011); uma análise de uma proposta para a dança no ensino que problematiza o corpo contemporâneo, amplamente discutida na literatura nacional de Educação Física e Arte (MARQUES, 2014, 2012, 2010, 2003, 1999, 1998a, 1998b, 1996, 1995); e, a possibilidade da vivência da educação como experiência (LARROSA, 2013, 2009; LARROSA BONDÍA, 2002), como hospedeira, eventualmente, de uma outra dança no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Faria Gehres, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, adriana.gehres@upe.br

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco, Doutora em Motricidade Humana/Dança

Downloads

Publicado

2020-08-06

Como Citar

GEHRES, A. de F. As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.55800. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55800. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão