Desenvolvimento de um programa federativo de formação de treinadores baseado em competências: o caso da CBRU
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.55675Palavras-chave:
Formação Profissional, Currículo, Educação, Esportes.Resumo
Este estudo de caso buscou descrever o desenvolvimento histórico do programa de formação de treinadores da Confederação Brasileira de Rugby, assim como identificar os fatores que o influenciaram a alcançar a proposta atual. Realizou-se um levantamento das fontes documentais da CBRu e do programa ofertado, bem como entrevistas semiestruturadas com o diretor de desenvolvimento da entidade. Os resultados apontam pela criação do programa a partir de um contexto amador do rugby brasileiro, no qual se destacou o suporte da World Rugby no oferecimento de um modelo inicial para implementação. Além disso, identificou-se a importância do participante na busca pelo constante aprimoramento do programa, assim como nas adaptações para atender as necessidades dos treinadores da modalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).