Significados da prática profissional em Educação Física na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54518Palavras-chave:
Educação Física, Significados, Prática Profissional, Profissionais de SaúdeResumo
O objetivo deste trabalho é compreender e analisar os significados da prática profissional na saúde a partir da experiência dos três únicos profissionais de Educação Física, atuantes no SUS, na cidade de Santos-SP, em 2015. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica. A análise revelou pouco conteúdo sobre saúde pública/coletiva na formação básica dos profissionais, atenuado pelas vivências cotidianas nas unidades de saúde, constatando-se que os benefícios das atividades advêm de uma prática voltada ao vínculo, à convivência e à socialização. A ressignificação de suas práticas profissionais leva à necessidade de conferir uma maior legitimidade ao trabalho que desenvolvem, também transformando suas identidades profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).