Participação de adolescentes brasileiros nas aulas de Educação Física Escolar: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53618Palavras-chave:
Estudantes, Atividade física, Educação física.Resumo
Objetivo: identificar e comparar os resultados das publicações sobre participação nas aulas de Educação Física e seus fatores associados a adolescentes brasileiros. Métodos: realizou-se uma busca sistematizada da literatura no período de março de 2007 a março de 2017, nas bases: MEDLINE, SciELO, LILACS, Google acadêmico, ERIC, CAPES e Adolec. Resultados: 10 estudos foram incluídos. A maioria deles foi realizada no Nordeste. O percentual de participação nas aulas de EF variou de 29,3 a 75,0 %. A variável comportamental associada à participação foi a prática de AF. Conclusão: Foram encontradas 10 publicações nessa revisão que investigaram a participação nas aulas de EF. %. Desse modo, incentiva-se a produção e publicação de mais estudos para ampliar o conhecimento sobre as aulas de EF, investigar outros fatores associados e identificar quais os motivos que levam à participação nas aulas de EF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).