Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo-Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.52072Palavras-chave:
Educação Física, Necessidades básicas, EscolaResumo
Este estudo objetivou analisar a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o interesse pelas aulas de educação física. Participaram 279 alunos (15,54±2,17 anos) de escolas públicas da cidade de Maputo-Moçambique. Instrumentos: Ficha de Caracterização e Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (BPNES). Análise: foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária (p<0,05). Resultados: observou-se associação positiva entre a satisfação da necessidade de competência e o interesse pelas aulas (Razão de chance=4,10). Conclusão: as estratégias de ensino que valorizam o sentimento de competência dos alunos podem ser importantes para aprimorar a motivação destes para a prática de atividades físicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).