O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51677Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Ensino, LutasResumo
Este artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira acerca do ensino das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Utilizou-se o método qualitativo de revisão sistemática, o qual foi pesquisado em periódicos do sistema WebQualis entre A1 e B2. Para seleção dos artigos foram analisados os títulos, resumos e estudo na integra, buscando artigos que tratassem do conteúdo “lutas na escola”. Foram selecionados 19 artigos que resultaram em três categorias: Aspectos Pedagógicos e Metodológicos das Lutas; Violência e Lutas no Contexto Escolar; e Formação Docente. Constatamos que é necessário sistematizar o ensino das lutas e refletir sobre sua intervenção pedagógica, potencializar a formação inicial e continuada na operacionalização deste conteúdo, distanciar as lutas da ideia de violência e promover a escola como local de estudo e propagação deste conteúdo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).