Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51622Palavras-chave:
Creche, Exercício, Música, Desenvolvimento InfantilResumo
Há pouca prática de atividades motoras sistematizadas em classes de berçário. Objetivou-se implantar um programa de atividade motora com música para bebês. Foi realizada uma pesquisa-ação, em uma classe de berçário com seis bebês, seus respectivos pais e professores, em duas temáticas: imitação de animais e exploração de materiais. Observou-se que os bebês realizaram habilidades motoras básicas que possibilitaram expressões de diferentes ritmos musicais, imitação de animais e expressão de emoções e estimulação de diferentes vias sensoriais; houve bom entrosamento entre professores, pais e pesquisadores. Considera-se, assim, que atividades com música podem ser empregadas em classes de berçário para oportunizar vivências motoras de forma lúdica, as quais são importantes para o desenvolvimento integral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).