Necessidades formativas para a ação docente inclusiva de professores de Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51513Palavras-chave:
Educação Física Escolar Inclusiva, Formação de professores, Inclusão Escolar.Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar de que forma os Jogos Escolares Inclusivos contribuíram para a ação docente inclusiva dos professores de Educação Física Escolar do município de Itanhaém e identificar as barreiras enfrentadas pelos professores para participação nesse evento. Participaram 20 professores de Educação Física. A coleta de dados ocorreu com o uso de entrevista semi-dirigida e análise por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Concluímos que um conjunto de fatores interfere de forma negativa na ação docente inclusiva, porém, ao atuar como agentes transformadores os professores têm conseguido atingir a comunidade escolar e a família dos alunos, mostrando o potencial da criança e o quanto ela é capaz de evoluir no processo ensino/aprendizado.
Palavras chave: Educação Física Escolar Inclusiva. Formação de professores. Inclusão Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).