DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUA COMPLEXIDADE

Autores

  • Ricardo Rezer Unochapecó - UFSC
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i3.4960

Palavras-chave:

Educação Física, docência, prática pedagógica

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir acerca da complexidade da docência no campo da Educação Física (EF). Para tal, se subdivide em três momentos: a responsabilização do entorno do processo de intervenção; a prática pedagógica no ensino superior e a formação permanente, como possibilidades importantes para resgatar a complexidade do exercício da docência em EF. Conclui-se que, uma mudança de paradigma na formação inicial, a formação permanente de caráter crítico-reflexivo e o desenvolvimento de pesquisas mais imbricadas a realidade, podem representar “focos de ruptura” possíveis de serem considerados no processo de resgate da complexidade da docência em EF.

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Biografia do Autor

Paulo Evaldo Fensterseifer, Unijuí

Professor do Departamento de Pedagogia da UNijuí; Doutor em Educação (Unicamp).

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Publicado

2009-03-12

Como Citar

REZER, R.; FENSTERSEIFER, P. E. DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES ACERCA DE SUA COMPLEXIDADE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 319, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v11i3.4960. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/4960. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios