Análise praxiológica do voleibol sentado: elementos para o processo de ensino-aprendizagem a partir da lógica interna
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.48693Palavras-chave:
Voleibol Sentado, Esporte, Praxiologia Motriz, EnsinoResumo
Esse ensaio objetiva identificar os elementos relevantes da lógica interna do Voleibol Sentado para o processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma pesquisa teórica e de uma análise praxiológica, evidenciou-se características do Voleibol Sentado, com base em artigos científicos sobre o tema e pela ferramenta de análise Universais da Praxiologia Motriz. Como resultados, salienta-se o protagonismo das interações motrizes para organização do jogo e atuação dos jogadores, a necessidade de conhecer as possibilidades de ação dos papeis e subpapeis e a pertinência da leitura de jogo e da interpretação dos comportamentos motores. Por fim, sintetizou-se esses conhecimentos referentes a lógica interna do Voleibol Sentado para o processo de ensino-aprendizagem para além do tecnicismo.
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