PARQUES INFANTIS E COLÔNIAS DE FÉRIAS COMO ESPAÇOS/TEMPOS DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (1930-1940)

Autores

  • Rosianny Campos Berto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarilio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Omar Schneider Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.4860

Palavras-chave:

Parques infantis, Colônias de férias, Imprensa periódica

Resumo

Objetiva compreender como se processava a educação da infância em espaços/tempos extra-escolares nos anos de 1930 a 1940 no Brasil. Utiliza como fontes dois periódicos da Educação Física com ampla circulação no País: Revista de Educação Física (do Exército) e Revista Educação Physica, que possuem variados conselhos sobre a educação infantil. Apóia-se na História Cultural a fim de captar, pela via da materialidade dos impressos, o modo como os sujeitos que escreviam para os periódicos produziam e faziam circular prescrições sobre um ideal de educação das crianças. Conclui que tais espaços se destinavam à assistência e à recreação e, especialmente, à educação infantil, como forma de complementar a educação escolar e preparar as crianças para a época nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (mestrado) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Substituta do Departamento de Cultura, Linguagem e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Amarilio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (mestrado) da Universidade Federal do Espírito Santo. Criou e coordena o Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Omar Schneider, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: história, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2009-03-12

Como Citar

BERTO, R. C.; FERREIRA NETO, A.; SCHNEIDER, O. PARQUES INFANTIS E COLÔNIAS DE FÉRIAS COMO ESPAÇOS/TEMPOS DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (1930-1940). Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.4860. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/4860. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais