PARQUES INFANTIS E COLÔNIAS DE FÉRIAS COMO ESPAÇOS/TEMPOS DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (1930-1940)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.4860Palavras-chave:
Parques infantis, Colônias de férias, Imprensa periódicaResumo
Objetiva compreender como se processava a educação da infância em espaços/tempos extra-escolares nos anos de 1930 a 1940 no Brasil. Utiliza como fontes dois periódicos da Educação Física com ampla circulação no País: Revista de Educação Física (do Exército) e Revista Educação Physica, que possuem variados conselhos sobre a educação infantil. Apóia-se na História Cultural a fim de captar, pela via da materialidade dos impressos, o modo como os sujeitos que escreviam para os periódicos produziam e faziam circular prescrições sobre um ideal de educação das crianças. Conclui que tais espaços se destinavam à assistência e à recreação e, especialmente, à educação infantil, como forma de complementar a educação escolar e preparar as crianças para a época nova.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).