ATIVIDADES LÚDICAS NO ATENDIMENTO MULTI E INTERDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊCIA

Autores

  • Giandra Anceski Bataglion Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8913-9874
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Angela Teresinha Zuchetto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Carmen Silvia Grubert Campbell Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.43078

Palavras-chave:

Crianças com deficiência, Reabilitação, Equipe de Assistência ao Paciente, Jogos e brinquedos

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar as atividades lúdicas utilizadas, pela equipe multi e interdisciplinar, na reabilitação de crianças com deficiência em uma instituição de saúde estadual de Santa Catarina. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e de observações sistemáticas e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Foram identificados como potenciais desdobramentos lúdicos: brinquedos, jogos e brincadeiras, englobando regras explícitas ou implícitas, bem como suas características. Notou-se que as relações estabelecidas se mostraram imprescindíveis para a concretização dos atendimentos e dos objetivos terapêuticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giandra Anceski Bataglion, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE) do CDS/UFSC e do Programa de Atividade Motora Adaptada (AMA) do CDS/UFSC.

E-mail: giandra__@hotmail.com

http://lattes.cnpq.br/7288825011486880


Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física" e na linha de pesquisa "Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer". Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (Mestrado) do CEFID/UDESC, na linha de pesquisa "Atividade Física e Saúde". Líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC.

E-mail: alcyane.marinho@hotmail.com

 http://lattes.cnpq.br/7175741856017621

Angela Teresinha Zuchetto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas. Professora assistente IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do NUPES (UFSC) e líder do núcleo de pesquisa em atividade motora adaptada (AMA/CDS/UFSC).

E-mail: angela.zuchetto@ufsc.br

http://lattes.cnpq.br/4281854127938798

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos em Práticas Pedagógicas da Educação Física (GEPRAPEF), vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF). 

E-mail: afolle_12@hotmail.com

http://lattes.cnpq.br/3140203512949500

Carmen Silvia Grubert Campbell, Universidade Católica de Brasília (UCB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente realiza Post Doc na University of Miami Miller School of Medicine (UM-MSM) (2016) sob supervisão do Dr. John E. Lewis em pesquisas clínicas em promoção da saúde. No momento encontra-se afastada das atividades de pesquisa e docência na Universidade Católica de Brasília (UCB) onde lecionava na graduação em Educação Física; e realizava atividades de orientação e pesquisa no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física. Também esteve envolvida com atividades de coordenação do Laboratório de Estudos em Educação Física e Saúde (LEEFS) e do Grupo de Estudos dos Benefícios do Exercício Físico para a Saúde Infantil (GEBEXFISI) na UCB.

E-mail:campbellcsg@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/2410015141212165

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

BATAGLION, G. A.; MARINHO, A.; ZUCHETTO, A. T.; FOLLE, A.; GRUBERT CAMPBELL, C. S. ATIVIDADES LÚDICAS NO ATENDIMENTO MULTI E INTERDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊCIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.43078. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43078. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais