PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Universidade São Judas Tadeu
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.42114

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Cotidiano escolar.

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar e compreender os fatores que dificultam a implementação dos currículos de Educação Física por meio uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, realizada em uma escola municipal da zona leste da cidade de São Paulo. Os principais fatores encontrados foram: descontentamento profissional, jornada de trabalho extensa, baixa remuneração, formação profissional insuficiente e desorganização do trabalho nessa rede. Concluímos que os fatores encontrados se relacionam a diferentes aspectos presentes nas dimensões Institucional/Organizacional e Sociopolítica/Cultural e que, portanto, o professor não é o único responsável pelos possíveis descompassos entre o que é proposto oficialmente pelos órgãos centrais e o que é implementado na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Universidade São Judas Tadeu

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professor de Educação Física do IFSP.

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação. Docente dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação Física da USJT.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

MALDONADO, D. T.; PEREIRA DOS SANTOS SILVA, S. A. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR UMA EQUIPE ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.42114. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42114. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais