REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE ESPORTIVA E O EFEITO DE INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL

Autores

  • Gustavo De Conti Teixeira Costa Universidade Federal de Goiás
  • Auro Barreiros Freire Universidade Federal De Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.41014

Palavras-chave:

Destreza Motora, Atividade Motora, Aprendizagem

Resumo

A interferência contextual mostra relação entre o tipo de prática e a intensidade da interferência. Assim, esta revisão relacionou a interferência contextual com o PMG, na aquisição de uma habilidade motora. Buscou-se periódicos nas bases de dados SciELO, MEDLINE, MEDLINE/ PUBMED, Web of Science, Science, Wiley Online Library e Scopus, até o ano de 2015. Os resultados mostraram inconsistências entre o efeito de interferência contextual e a aquisição de programas motores. Entretanto, em conjunto, deram indícios de que a prática com alta interferência contextual promove efeito benéfico na melhoria da capacidade de parametrização do movimento e que deve ser inserida após a aquisição de uma estrutura, a qual é melhor adquirida através da prática constante. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo De Conti Teixeira Costa, Universidade Federal de Goiás

Auro Barreiros Freire, Universidade Federal De Minas Gerais

http://lattes.cnpq.br/7324378349836120


Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

DE CONTI TEIXEIRA COSTA, G.; FREIRE, A. B. REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE ESPORTIVA E O EFEITO DE INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.41014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41014. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão