EDUCAÇÃO PARA AS TIC NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES CURRICULARES POR MEIO DA MÍDIA-EDUCAÇÃO.

Autores

  • Galdino Rodrigues de Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Elaine Valéria Rizzuti Universidade Federal de São João del-Rei- UFSJ
  • Eliane Medeiros Borges Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.39071

Palavras-chave:

Educação para as TIC. Currículos. Educação física. Universidades Federais de Minas Gerais.

Resumo

O trabalho investiga, a partir da mídia-educação, a presença da educação para as TIC e suas especificidades nos currículos dos cursos de licenciatura em educação física das universidades federais mineiras. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise categorial dos documentos estruturantes dos cursos, reunidos através de suas disponibilizações on-line. Observou-se que mais da metade dos currículos dos cursos pesquisados sinalizam de forma positiva para a educação para as TIC em formato de componentes curriculares fortemente marcados pelo aspecto instrumental da mídia-educação e pela não relação com o corpus do currículo. A pesquisa mostrou que os currículos dos cursos ainda carecem de importantes elementos para problematizar as questões das TIC no contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor de Educação Física da Escola Estadual Professor Milton Santos.

Elaine Valéria Rizzuti, Universidade Federal de São João del-Rei- UFSJ

Doutora em Educação Gama Filho-RJ
Professora - UFSJ

Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Educação - UNICAMP
Professora - UFJF

 

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

SOUSA, G. R. de; RIZZUTI, E. V.; BORGES, E. M. EDUCAÇÃO PARA AS TIC NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISES CURRICULARES POR MEIO DA MÍDIA-EDUCAÇÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i3.39071. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39071. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais