QUALIDADE DE VIDA, PERFIL DEMOGRÁFICO E PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.3795Palavras-chave:
Trabalho. Qualidade de vida. Docente.Resumo
O estudo objetivou identificar o perfil demográfico e profissional de professores de Educação Física bem como a associação entre o nível de qualidade de vida com a idade, tempo de docência e carga horária semanal de trabalho. Foram avaliados 69 professores de Educação Física de escolas públicas em Campo Grande - MS. Na qualidade de vida geral a amostra obteve 74,4 pontos, indicando uma boa qualidade de vida. Na análise por domínios, o social (75,24%) figurou como o mais positivo e o físico (58,75 pontos) o mais prejudicado. O salário foi apontado por 66,7% como o principal fator de insatisfação profissional. No teste de relação entre as variáveis nenhuma associação estatisticamente significante foi encontrada. Conclui-se que a maioria dos professores classificou sua qualidade de vida como “boa” e que o perfil demográfico e profissional não exerceu influência sobre a qualidade de vida.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).