INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Alvaro Rego Millen Neto Centro Universitário de Barra Mansa
  • T.J. Cardoso Silva Centro Universitário de Barra Mansa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.3607

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Síndrome de Down, Educação Física

Resumo

Trata-se de uma pesquisa etnográfica que investiga a tentativa de inclusão de três alunos com Síndrome de Down em uma escola pública. A coleta de dados foi realizada através de fichas de observação etnográfica e um diário de campo. A análise das informações coletadas permite as seguintes considerações: a) dentro de uma proposta de inclusão educacional se esconde uma forma incisiva de segregação – dois dos alunos investigados têm espaço/acesso restrito na escola; b) por outro lado, e paradoxalmente, a pesquisa também demonstra possibilidades de inclusão – o terceiro aluno freqüenta uma turma regular de 4ª série do Ensino Fundamental de forma plena; c) fatores externos à escola, como a presença e apoio da família, influenciaram sobremaneira o processo de inclusão educacional no locus investigado.

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Biografia do Autor

Alvaro Rego Millen Neto, Centro Universitário de Barra Mansa

Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho

Professor do Centro Universitário de Barra Mansa

T.J. Cardoso Silva, Centro Universitário de Barra Mansa

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Barra Mansa

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Publicado

2008-08-15

Como Citar

MILLEN NETO, A. R.; SILVA, T. C. INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 105–113, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i2.3607. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/3607. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática