RECUPERANDO CONTRIBUIÇÕES PARA ENTENDER O PROCESSO DE DETECÇÃO DO TALENTO DESPORTIVO.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.3272Palavras-chave:
Talento, Esportes, Constitucionalidade, GenéticaResumo
A busca, identificação e desenvolvimento de jovens talentos no âmbito desportivo têm merecido destaque no interior da ciências do esporte. Notam-se algumas dificuldades neste processo, principalmente em relação a como encontrar parâmetros que permitam prognóstico mais precoce e confiável na organização e orientação da formação desportiva. Nesse sentido, pretende-se no presente texto reconstruir a definição do termo talento e, em seguida, entender os processos ou modelos de identificação do jovem talentoso, bem como as limitações e dificuldades na orientação desportiva e, por fim, explorar enfaticamente os fatores constitucionais e ambientais que exercem influências na detecção de esportistas de alto nível de desempenho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).