ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ESPORTE E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Cecília Segabinazi Peserico Universidade Estadual de Maringá - PR
  • Claudio Kravchychyn Universidade Estadual de Maringá - PR
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá - PR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.27965

Palavras-chave:

Esporte, Escola, Atletas, Professores

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar a relação entre prática esportiva competitiva e desempenho escolar em uma escola de Maringá-PR. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 59 estudantes-atletas e 12 professores e consulta a documentos escolares. Verificou-se similaridade entre o desempenho escolar de atletas e demais alunos, interação insuficiente de professores sobre as atividades esportivas da escola, independência entre tempo de treinamento e estudo e opiniões distintas entre os grupos sobre fatores intervenientes. Concluiu-se que, mesmo não evidenciada a interferência da prática esportiva no desempenho escolar no campo investigado, os estudantes-atletas precisam ser orientados adequadamente em suas rotinas e apoiados em suas dificuldades.

Palavras-chave: Esporte. Escola. Atletas. Professores.

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Biografia do Autor

Cecília Segabinazi Peserico, Universidade Estadual de Maringá - PR

Mestre
Doutoranda em Educação Física - UEM/UEL
http://lattes.cnpq.br/5857455185794308

Claudio Kravchychyn, Universidade Estadual de Maringá - PR

Mestre

Doutorando em Educação Física - UEM/UEL

Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Maringá (DEF/UEM)

http://lattes.cnpq.br/1541630939742895

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - PR

Doutor

Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Maringá (DEF/UEM)

http://lattes.cnpq.br/5845836567219056

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

PESERICO, C. S.; KRAVCHYCHYN, C.; OLIVEIRA, A. A. B. de. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ESPORTE E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i2.27965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27965. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais