"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"

Autores

  • Robinson Luiz Franco da Rocha Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP
  • Jocimar Daolio Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.27458

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo de São Paulo, Prática Pedagógica.

Resumo

Resumo: O presente texto apresenta um estudo de caso etnográfico sobre a prática pedagógica de uma professora da rede estadual de São Paulo, a partir da implementação curricular paulista ocorrida no ano de 2008. O objetivo foi analisar a forma ela tem lidado com os conteúdos sugeridos no Currículo de Educação Física de São Paulo(CEF-SP) na construção de sua prática docente. Percebe-se que a professora produziu sua prática docente com base nas orientações do CEF-SP, na prática“tradicional” estabelecida na disciplina ao longo dos anos e na maneira como os alunos respondiam às propostas. É revelada na prática da professora a “tensão”existente entre a tentativa de transformação das aulas pelo currículo e aprática “tradicional” presente nas representações de professora e alunos.

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Biografia do Autor

Robinson Luiz Franco da Rocha, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP

Mestrando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP.Claretiano - Centro UniversitárioSetor de Educação à Distância - EaDAv. Claret, 1724, Cidade Claret, Rio Claro/SPCEP 13.503-257

Jocimar Daolio, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP

Professor Doutor, Docente efetivo da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

ROCHA, R. L. F. da; DAOLIO, J. "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO". Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.27458. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27458. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais