"A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DE SÃO PAULO: ESPAÇO DE TENSÃO ENTRE O TRADICIONAL E O NOVO"
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.27458Palavras-chave:
Educação Física, Currículo de São Paulo, Prática Pedagógica.Resumo
Resumo: O presente texto apresenta um estudo de caso etnográfico sobre a prática pedagógica de uma professora da rede estadual de São Paulo, a partir da implementação curricular paulista ocorrida no ano de 2008. O objetivo foi analisar a forma ela tem lidado com os conteúdos sugeridos no Currículo de Educação Física de São Paulo(CEF-SP) na construção de sua prática docente. Percebe-se que a professora produziu sua prática docente com base nas orientações do CEF-SP, na prática“tradicional” estabelecida na disciplina ao longo dos anos e na maneira como os alunos respondiam às propostas. É revelada na prática da professora a “tensão”existente entre a tentativa de transformação das aulas pelo currículo e aprática “tradicional” presente nas representações de professora e alunos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).